PROJETO DE ARTE: MINHA CAIXA PRETA

Texto da professora Melissa Pedroso da Silva (9º ano).

Aprender Arte é aprender a ressignificar conceitos, é utilizar a arte como expressão, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
 
E com esse objetivo que os alunos do 9º ano da Escola Evangélica desenvolveram o Projeto Minha Caixa Preta, numa referência ao Concretismo, importante arte que se desenvolveu na Europa no século XX e se estendeu a Brasil.

Minha Caixa Preta é uma referência à obra do artista espanhol Julio Plaza e do brasileiro Augusto de Campos, projeto misto de escultura e livro com apresentação de códigos visuais e escritos.

Tendo como base a obra dos artistas supracitados os alunos do 9º ano selecionaram palavras que os identificassem e reproduziram em caixas pretas, uma vez que na construção da poesia concreta as imagens são construídas sem abrir mão da palavra escrita. A presença de elementos que estruturam a poesia como estrofes e rimas foi também trabalhada como elemento visual.

Nesse sentido, nas aulas de Arte, foi trabalhado elementos visuais próprios da Arte concreta e posteriormente transformados em palavras apresentando uma estética atual e significativa para os alunos, já que os elementos visuais e as palavras foram inseridos na composição partindo do cotidiano e da vivência dos mesmos.

Após a seleção e a aplicação das palavras na Caixa Preta os alunos construíram poesias concretas com as palavras selecionadas e disponibilizaram suas criações para a apreciação da comunidade escolar em forma de exposição.

Nesse Projeto, além das questões relativas à Arte como um todo, é destacado a construção do autoconhecimento, da individualidade e da valorização do ser humano inserido em sociedade. É a arte colaborando com a humanização dos sentidos, função primordial da Arte.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos da Escola Evangélica de Carambeí fazem trabalho a respeito da conscientização sobre as Fake News

Embarque nesse carrossel

Termômetro Caseiro