Alunos da Escola Evangélica de Carambeí fazem trabalho a respeito da conscientização sobre as Fake News

Texto da professora Aline Pigatto.


Durante o mês de agosto os alunos do 9º ano da Escola Evangélica de Carambeí desenvolveram trabalhos a respeito das Fake News, assunto que está bastante em discussão na mídia atualmente. 

Mas o que são as Fake News? Esta pergunta foi o ponto de partida do trabalho de Língua Portuguesa feito pelos alunos, que foram orientados a pesquisar o que eram, quais as características e formas de identificar as notícias falsas. 

Além da pesquisa teórica, foi solicitado aos alunos que produzissem notícias falsas, sempre considerando que as fizessem de modo com que parecessem verídicas.

                Segundo as pesquisas da turma, entre as maneiras de identificar as notícias falsas destacam-se: conferir a data da publicação, a fonte em que foram divulgadas, erros ortográficos, títulos sensacionalistas, a veracidade das informações divulgadas e uma busca mais detalhada das notícias (se foram publicadas e/ou divulgadas em outros portais e veículos de comunicação, por exemplo).

                Na parte das apresentações e criação das notícias, um dos grupos fez uma dinâmica com o restante da sala, onde era preciso identificar se as notícias lidas por eles eram verdadeiras ou falsas, enquanto outro grupo fez um vídeo exemplificando como as notícias falsas se espalham rapidamente e causam prejuízos. Outros grupos explicaram de forma didática por meio de cartazes e infográficos o que são as Fake News, e por fim o último grupo produziu um jornal televisivo onde relatavam três acontecimentos falsos. 

As apresentações foram bastante ricas, o trabalho mostrou-se surpreendente e muito satisfatório. As notícias criadas pelos alunos foram criativas e demonstraram credibilidade (o que de fato é o objetivo das Fake News). O saldo foi bastante positivo, pois levou os estudantes à reflexão do que leem, ouvem e assistem.  Tomaram consciência de que é preciso ter uma postura mais crítica com relação às notícias e que não se deve acreditar em tudo que é dito pela imprensa. É preciso averiguar, refletir e buscar maiores informações antes de dar por verdadeiro o que se ouviu.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Embarque nesse carrossel

Termômetro Caseiro