Embarque nesse carrossel

Autora: professora Jessica Rodrigues de Oliveira, Matemática, 8º ano

Durante este ano os alunos do 8° ano da Escola Evangélica de Carambeí, realizaram o projeto Embarque nesse carrossel, onde os alunos tiveram a oportunidade de construir um carrossel, para estudar quais conceitos geométricos estão presentes na construção de um brinquedo como esse. 

O carrossel é um brinquedo muito comum em feiras, festas e parques de diversões e faz parte da infância de muitas crianças e adolescentes.  A história de sua origem é incerta, mas foi na Europa, talvez na França, que esse brinquedo ganhou fama e se tornou a diversão de muitas crianças e adolescentes, muitas vezes até de adultos.  

Também conhecido como trivoli, na Região Nordeste, e como maxambomba, no Rio de Janeiro, o carrossel é constituído de uma grande peça circular que gira em torno do eixo vertical e tem, em suas extremidades, figuras de madeira ou de outro material no formato de cavalos, aviões, carros, etc. que servem de assento.  
O projeto teve como objetivos:  

• Usar conceitos matemáticos como sólidos geométricos e corpos redondos para a construção de um carrossel e, com isso, desenvolver a noção espacial e recordar os conceitos de perímetro e área. • Determinar o comprimento de uma circunferência.  • Trabalhar em grupo, cultivando o respeito pelos colegas e a troca de ideias e opiniões.  • Organizar uma exposição com os carrosséis construídos pela turma.  

A primeira etapa do projeto foi à construção do carrossel, onde os alunos utilizaram matérias como: isopor, massinha de modelar, palitos de madeira e tinta. Nesta etapa os alunos realizaram toda a etapa de construção do carrossel, além de, trabalhar em equipe, dar e ouvir a opinião dos colegas e perceber o uso de formas e conceitos geométricos envolvidos nesta etapa.  

A segunda etapa foi à realização dos cálculos referentes às formas geométricas utilizadas, foi calculada a área do círculo, do paralelogramo, do quadrado, do cone e do retângulo, dando maior significado aos conceitos e as informações que receberam durante as aulas de Matemática, realizando assim, a construção do conhecimento. 

A terceira etapa foi a exposição do carrossel construído, onde os alunos fizeram um formulário explicando os cálculos realizados e a relação destes com o carrossel. 

A quarta e última etapa, foi uma auto avaliação do projeto realizado, onde os alunos puderam expor ao demais suas opiniões sobre como foi trabalhar em grupo, como se sentiram em relação à construção do carrossel e onde conseguiram ver a relação desta construção com os conceitos vistos nas aulas de Matemática, além de observar e destacar quais peças foram essenciais para a sustentação do brinquedo construído.   





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos da Escola Evangélica de Carambeí fazem trabalho a respeito da conscientização sobre as Fake News

Termômetro Caseiro